quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Unha de Gato: Anti Inflamatório natural:

Unha de Gato:
Nome Botânico: Uncaria tomentosa
Sinonímia: unha de gato, garabato
Família: Rubiáceas
Partes utilizadas: córtex da raiz.
Modo de usar:
Extrato padronizado em 4,5 – 5,5% de alcaloides totais: 100 a 300mg/dia.
Raízes pulverizadas: 500 a 1000mg ao dia.

Saiba Mais:

Histórico:
A unha de gato é uma planta medicinal muito popular no Peru e pode ser encontrada em toda a Amazônia peruana. Seu nome popular foi inspirado na semelhança de seus espinhos com as unhas do gato. Os incas foram os primeiros a tirar benefícios de seus princípios ativos empregando-a principalmente como anti-inflamatório, no tratamento de artrite, gastrite, reumatismo e inflamações em geral. Foi descrita pela primeira vez em 1830, mas começou a despertar o interesse científico somente em 1970. Quando se iniciaram estudos científicos, especialmente na Europa, que acabaram comprovando o seu valor terapêutico.

Dados ecológicos:
Planta arbustiva, trepadeira perene, de grandes dimensões. Pode atingir a altura dos 20 a 30 metros. Originária da América do Sul habita principalmente as selvas amazônicas, em especial a região peruana. O gênero reúne mais de 40 diferentes espécies no da sul América e na África e Ásia o número de espécies é reduzido para pouco mais de 20.

Constituintes:
Alcalóides oxiindólicos (mitrafilina), polifenóis, procianidinas, glicosídeos e triterpenos, fitosteróis e ácido oleânico (na raiz).

Ação:
Imune moduladora, Anti-inflamatória.

Propriedades Farmacológicas:
Sua atividade imune moduladora foi observada através de testes de estimulação in vitro em processos fagocitários, aumentando a capacidade das células de defesa a englobarem partículas que causem danos ao organismo. O número de monócitos, células responsáveis pela remoção de tecidos mortos, muito comuns depois de infecções. Também demonstrou ser maior após uma semana de tratamento em ratas, assim como se observou também um aumento da granulocitose, significando uma maior capacidade de ação das células de defesa. A presença de alcaloides oxindólicos são os responsáveis pela sua propriedade anti-inflamatória.
Precauções, contra indicações e efeitos colaterais:
Não deve ser empregado durante a gestação e lactação, assim como em pacientes com doenças do sistema imune. Foi demonstrado que o uso por tempo prolongado, acima de 8 semanas provoca queda dos níveis de estradiol e progesterona no soro. Ocasionalmente tem-se relatado casos de febre, constipação ou diarreia que acabam assim que o tratamento é interrompido. Os alcaloides da unha de gato não se solubilizam corretamente em presença de baixa acidez estomacal. Desta forma, desaconselha-se seu uso em conjunto com preparações antiácidas. A administração concomitante com ciclosporina ou outros fármacos imunossupressores também é desaconselhado pelo seu efeito sobre o sistema imunológico.
Crianças menores de 3 anos de idade devem evitar o uso do produto pelo sistema imunológico não estar ainda suficientemente maduro. Pacientes transplantados devem evitar o uso da unha de gato, devido à possibilidade de produzir rejeição.

Fonte: Fundação Herbarium de saúde e pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário