terça-feira, 15 de outubro de 2013

Elemento Água: Rim e Bexiga: Cuidados para equilibrar e proteger:

Elemento Água:
Órgãos: Rim e Bexiga. Cuidados para fortalecer e proteger.
           Aqui a energia vital é fluida, latente, inercial. Como a semente que durante o inverno aguarda, quieta, o momento de brotar, a essência de Água reside na não ação, daí se falar em fluidez, Conduz o sal da terra para o mar assim como conduz Metal para Madeira; representa o início do ciclo de vida , quando o que já foi repousa na estância do vira-ser. Nós também somos Água- quase oitenta por cento do nosso corpo é composto por líquidos.
 Os rins controlam o nível da água do organismo, a bexiga armazena e elimina o excesso.
Os rins retêm os minerais, que são Metal, para que o fígado possa aproveitá-los no metabolismo. Através da água nos renovamos constantemente. Sangue, linfa, secreções glandulares, urina, suor, saliva, lágrimas, leite de mãe, nada funciona sem água, com ela tudo flui.                                                      Em água temos os rins que são o celeiro da energia vital. Quando nos sentimos letárgicos, sem vontade, sem determinação, desanimados, desistindo diante da menor dificuldade, com medo da vida e das pessoas, com frio, rosnando por qualquer coisa, cheio de ansiedade, angustia e sensação de sufoco, como se o fluxo da vida estivesse cercado de obstáculos, estamos mal em água.  Edemas, tremores, muita saliva, suor excessivo, atordoamento mental, dores agudas na parte inferior do abdômen, dificuldade em urinar, digestão difícil no estômago, pressão arterial alta ou baixa, cansaço sem motivo aparente e queda de cabelos são alguns sintomas.
Alimentação: O sabor amargo tonifica a energia dos rins, o sabor salgado dispersa a energia dos rins, o sabor picante harmoniza energia dos rins. O pouco salgado tonifica a forma dos rins: o muito salgado, o doce, o picante e o amargo dispersam a forma dos rins, bexiga e órgãos sexuais, por serem especialmente ativos, precisam de atenção: sal e líquidos a menos ou a mais podem prejudicar esse sistema e com isso bagunçar a geração de energia para o fígado (Madeira) ou inibir a energia do coração. Como o sabor doce modera essa área, é bom prestar atenção nele também excesso de açúcar aumenta as paranoias e as preocupações, que fica inseguro com facilidade e acha que vai fracassar.
Algumas dicas: só acrescentar sal á comida conscientemente , e não por hábito; mesma coisa quanto ao consumo de líquidos. Comer raízes como bardana, nabo, cenoura; frutas secas, de preferência as menos doces, como damasco e abacaxi; nozes, amêndoas, avelãs, sementes de girassol, abóbora e gergelim, castanhas cruas, amendoim cru; tofu; feijões de todos os tipos, mostarda, bem como as ervas aromáticas, cebola, alho e gengibre. Usar pouca quantidade de produtos animais, dando preferência aos peixes pequenos de água salgada (sardinha, manjuba, trilha) e aos peixes de água doce. Nabo comprido ralado e cogumelos shiitake, ajudam a descarregar o excesso de muco e gordura dos rins. Chás mais indicados: Bambu, feijão azuki, e cabelos de milho. A comida que harmoniza Água é pouco suculenta, absorve umidade mais do que gera.  Se houver retenção de líquido, usar feijão azuki.atenção á cor da urina: se for clara demais diminua a quantidade de líquido, se for escura aumente, de preferência através de caldos de cebola, aipo, nabo, e sumos de vegetais. Evitar o consumo de sucos de frutas, sorvetes e bebidas geladas no dia a dia, porque a natureza de Água já é fria. No inverno: comer rim para tonificar os rins. Cálcio e magnésio são  os minerais de Água. Em excesso, o cálcio pode fazer cálculos renais; em deficiência prejudica os ossos. Além disso, o cálcio dos fluídos corporais e dos tecidos moles regula funções musculares, nervosas, hormonais, enzimática e até sanguíneas, como a coagulação do sangue. Para ser bem absorvido precisa de vitamina D, que sintetizamos sob a pele quando ficamos expostos ao sol.
Magnésio é o que existe no núcleo da clorofila é a molécula que faz as plantas ficarem verdes.
O magnésio complementa e equilibra as propriedades do cálcio e ajuda o corpo a utilizar as vitaminas B, C e E;a deficiência pode provocar doença renal, cãibras e outros sintomas musculares, irritação, confusão mental, síndrome pré-menstrual, problemas no coração. Café, álcool, flúor, diuréticos e drogas químicas podem provocar perdas de magnésio; boas fontes são algas marinhas, sementes em geral e especialmente de gergelim, amêndoas, nozes, castanhas e evidentemente folhas bem verdes de tudo quanto for planta. Mesmo por que a clorofila quando entra no organismo atrai para o seu núcleo o ferro que estiver disponível e com isso se transforma em glóbulos vermelhos de sangue, o tal que transporta oxigênio para todas as células e ajuda o corpo a se limpar.  Os sentimentos se traduzem nos rins são: desejo, ambição. Na tradição chinesa os rins são o celeiro da energia ancestral, Nossa herança genética, nossa história familiar, nosso nome estão ligados aos rins; a vontade que nos empurra para frente e nos faz lutar pelo futuro.
Livros indicados para uma consulta mais abrangente:
O Manual do Herói.
O Imperador Amarelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário