quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Berinjela uma grande aliada no combate ao Colesterol:


Suco para redução de peso.



Modo de usar:

Fazer o suco do fruto na quantidade de 160 gramas, três laranja com bagaço, batido com um litro de chá verde três vezes por dia. (Sem coar). Manter sob-refrigeração.

Extrato seco: 0,450 a 1,350g ao dia.

Berinjela:

Nome Botânico: Solanum melongena, L.

Sinonímia: berengens, tongu, macumba.

Família: Solanaceae

Parte utilizada: epicarpo. (Fruto).

Histórico:

Apesar de pouco consumida no Brasil, a berinjela é uma das hortaliças mais apreciadas no mundo inteiro. Originária da China e da Índia, tendo sido cultivada na Ásia desde a Antiguidade e foi introduzida na Europa pelos árabes, através da Península Ibérica.

Historicamente, acredita-se que os padres carmelitas foram os primeiros a experimentá-la em seus conventos e, encantados com seu sabor e propriedades, passaram a divulgar a sua utilização.

Dados ecológicos: Planta arbustiva de quase um metro de altura e é originária da Índia. É uma planta de clima tropical ou subtropical, se desenvolvendo melhor com temperatura entre 18 e 25 a.C. Prefere solos are no argilosos, bem drenados, com bastante matéria orgânica.

Constituintes:

É rica em proteínas mas pobre em vitaminas e sais minerais, Seus principais constituintes já identificados são solamargina, solasonina e saponinas (hidrólise do beta-sitosterol)



Ação:

É diurética, colerética, colagoga e estimulante do apetite quando administrada em jejum.



Propriedades farmacológicas:

Diversos estudos tem sido realizados nos últimos anos, sem no entanto comprovarem a eficácia do seu emprego nas hiperlipidêmicas. Os resultados não diferem daqueles obtidos com uma boa reeducação alimentar. Por outro lado, os estudos iniciais da década de 70 indicam uma ação antioxidante e uma possível ação sobre o metabolismo do colesterol, através da observação do aumento da eliminação de ácidos biliares nas fezes o que indica um aumento na degradação do colesterol.

Maiores investigações, portanto serão necessárias para elucidar a existência de atividade farmacológica da berinjela, ao menos sob a alegação de reduzir os níveis de colesterol.

Precauções, contra indicações, e efeitos colaterais: O suco do fruto, comumente utilizado perde suas propriedades se não consumido imediatamente.

Relata-se que os frutos e sementes possuem atividade estimulante e cardiotônicas.

Deve-se, portanto, a depender das dosagens, ter cuidado no uso simultâneo com drogas cardiotônicas e estimulantes.

Fonte de pesquisa: Fundação Herbarium de saúde e pesquisa.



Não iniciar qualquer dieta alimentar sem consultar o seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário