quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Vitamina B12: Indispensavél para uma vida saúdavél:

Vitamina “B12”. (Faz parte do complexo B)
Sinonímia: Cianocobalamina, cobalamina ou “vitamina vermelha”

Principais funções:
           Fortalecer o sangue e a medula óssea ajuda a digestão. Metabolismo celular e crescimento.
É o mais poderoso elemento antianêmico até hoje conhecido, e a única substância até hoje encontrada, que age favoravelmente sobre as degenerações nervosas decorrentes da anemia perniciosa. Desempenha papel importante como fator de crescimento. Produz melhoria nas condições gerais (apetite, vigor físico etc.), colabora na formação dos glóbulos vermelhos e na síntese do ácido nucléico. Antianêmica, antineurítica, proteger o sistema nervoso de nefralgias, alivia a irritabilidade. Melhora a capacidade de concentração e memória. Ajuda na formação do sangue.
Funções bioquímicas: metilmalonil-CoA mutase, 5-metil-THF: homocisteína metil transferase.

Classificação: Hidrossolúveis

Metabolismo:
        A cianocobalamina é absorvida pelo intestino por meio de 2 mecanismos diferentes, sendo o mais importante, também denominado de absorção ativa, da presença nas secreções gástricas de uma molécula maior ainda que o “fator intrínseco de presença nas” secreções gástricas de uma molécula. Maior ainda que o “fator intrínseco de Castle”, uma mucoproteína e, por essa ligação, forma-se um complexo que experimenta passagem pelo intestino delgado até chegar ao íleo, onde o fator intrínseco se combina com as células epiteliais do íleo, sendo que o cálcio também é necessário para essa transformação. O segundo mecanismo, também chamado passivo, independente do fator intrínseco, é realizado paralelamente por difusão, porém em quantidade muito pequena, sob forma livre. A vitamina B12 presente no organismo e não circulante na corrente sanguínea é armazenada somente no fígado, outros órgãos armazenam pequenas quantidades (rins, coração, cérebro). A medula óssea apresenta a mais baixa concentração de vitamina B12 e as hemácias não a contém. Sua excreção é pequena, sendo feita apenas com a bile.

Deficiências:
Irritabilidade, distúrbios gástricos, depressão nervosa, glossites, distúrbios sanguíneos, dores musculares, anemia megaloblástica e perniciosa.

Excesso:
Interfere na ação farmacológica de drogas anticonvulsivas.

Principais fontes:
Levedo de cerveja, Quinoa, cereais integrais, ovo, leite, fígado, rins, carne, não é encontrada nas plantas, ostra, mariscos, coração, queijo, peixe, lagosta, camarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário