terça-feira, 11 de setembro de 2012

Plantas que curam: Camomila:

Modo de usar:
Infusão a 5%: 2 a 3 xícaras ao dia, entre as refeições.


Camomila:
Nome Botânico: Matricaria chamomilla L.
Sinonímia: Macanilha, macela, matricária.
Família: Asteraceae.
Partes utilizadas: Capítulos florais
Histórico:
A camomila é uma erva anual que cresce espontaneamente na Europa e em algumas regiões da Ásia. Os egípcios dedicavam a camomila ao sol e adoravam-na mais do que a qualquer outra erva, pelas suas propriedades curativas.
Na Grécia, a camomila florescia abundantemente, distinguindo-se desde a antiguidade pelo seu aroma peculiar.
O nome Matricária deriva do latim "mater" ou talvez de "matrix" - útero, por ser utilizada em doenças femininas.
Dados ecológicos:
Comum na Europa habita naturalmente campos, acostamentos e terrenos baldios, até 160 metros de altitude. A temperatura e a umidade possuem maior influência sobre o teor de óleo do que o solo; sendo ideal o clima temperado, com temperatura média abaixo de 20o C e elevada umidade relativa do ar. Não tolera excessos de calor, nem secas prolongadas, mas tem boa resistência a geadas no período vegetativo.
Constituintes:
Óleo essencial (0,3 - 1,5%), Pró-camazuleno, Matricina, Flavonóides (apigenina), Colina, Aminoácidos, Ácidos graxos, Sais minerais, Cumarinas como a herniarina e umbeliferona.
Ação:
Antiespasmódica, Antiflogística, carminativa, calmante, cicatrizante, tônica, emoliente, refrescante, antisséptica, antialérgica, vulneraria, anti-inflamatória.

Propriedaes Farmacológicas:
A atividade terapêutica da camomila é determinada tanto pelos princípios ativos lipofílicos (solúveis em lipídios ou álcoois) quanto pelos hidrofílicos (solúveis em água).
A atividade predominante do extrato aquoso é espasmolítica, enquanto o extrato alcoólico apresenta uma atividade antiflogística.
O camazuleno possui reconhecida atividade anti-inflamatória, que é reforçada pela presença de matricina e abisabolol.
Este último (o a-bisabolol) possui propriedades antiflogística, antibacteriana, antimicótica e protetora de úlceras.
Outros princípios ativos também apresentam propriedades espasmolíticas como os flavonóides e as cumarinas, A mucilagem presente retém água, levando a uma ação emoliente e protetora de peles secas e delicadas, pela formação de uma fina película sobre a pele.
O princípio ativo responsável pela coloração é a apigenina, flavonóide que complexa-se com sais metálicos naturais como Cálcio e o Alumínio. Estes complexos, em condições ideais fixam-se às fibras de queratina dos cabelos, revestindo-as sem, no entanto penetrar no núcleo destas. E, com a incidência da luz sobre estes sais metálicos, ocorre um aumento dos reflexos luminosos. Esta propriedade justifica o seu uso para clarear cabelos, no entanto, exclusivamente de cabelos que já possuam tonalidades claras.
Precauções, contraindicações e efeitos colaterais:
Deve ser usada com cautela por gestantes, pois há indícios de que possua ação emenagoga. Alguns autores citam que não se deve usar o infuso, evitando contato com os olhos, talvez pela presença de óleos essenciais.
Pode desenvolver dermatite de contato ou fotodermatite em pessoas alérgicas a outras plantas da família Asteraceae.
Devem ser respeitadas as doses recomendadas. Em caso de superdosagem a camomila pode causar náuseas, excitação nervosa e insônia.

Fonte: FUNDAÇÃO HERBARIUM DE SAÚDE E PESQUISA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário