segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Ventosoterapia conceitos básicos:

Vetosaterapia:
      A aplicação de sucção na pele, através de calor ou pressão de ar, é muito comum na cultura oriental, principalmente na Medicina Chinesa. 
O alquimista, herbalista e taoista Ge Hong, que, entre 281-341 d.C ficou famoso por usar chifres de animais para drenar pústulas.
Na verdade é que o método acabou sendo introduzido nas técnicas de Medicinas Tradicionais Chinesas, a qual ficou conhecida por técnica de ventosas.
Baseado na aplicação de sucção na pele, através de calor ou pressão de ar, o tratamento é largamente utilizado para combater a estagnação sanguínea e para promover a livre circulação da energia vital, tendo especial eficácia no alívio de dores crônicas como na coluna e articulações.
Embora mantenha a sua raiz ancestral, a técnica evoluiu ao longo dos tempos: na Dinastia Tang foi usada para a cura da tuberculose e outras doenças pulmonares; na Dinastia Qing os chifres foram substituídos por objetos de cerâmica e/ou bambu para a cura de dores abdominais, dores de cabeça e vários outros "sintomas frios" e "vento úmido" na energia dos Meridianos.

Método Moderno:
Já no século XX, a MTC começou a utilizar copos aquecidos para obter o efeito de sucção: o ar quente dentro dos copos tem uma densidade baixa e à medida que arrefece junto à pele, a pressão dentro do copo diminui, arrepanhando a pele.
Nas últimas décadas generalizou-se, então, a aplicação de uma bomba de ar especial num objeto (plástico ou vidro) em forma de copo ou pequena jarra, que pode ter tamanhos e formatos diferentes (consoante a zona do corpo a tratar) e que provoca um efeito de sucção semelhante à do calor.
Hoje em dia, o tratamento das ventosas é especialmente indicado para alívio de dores, desordens gastrointestinais, doenças pulmonares, paralisias, tensões musculares crônicas ou calcificações das articulações, atuando também no sistema nervoso (é ideal para combater o stress e Celulite).

Tratamento:
Atualmente método das ventosas com vácuo se tornou mais prático: a bomba de ar pode ter graus de sucção controláveis e foi eliminado o risco de queimar o paciente acidentalmente.
No Sexto Sentido são usados estes objetos de vácuo com imas (para estimular a circulação de energia Yin Yang e potenciar o efeito). È comum também associar o tratamento com moxabustão, (Que trataremos em outra oportunidade). Assim como com acupuntura.
A ventosa é aplicada sobre a pele por cerca de 15 minutos,e em alguns casos, movido pelo terapeuta com auxílio de óleos específicos, provocando uma sucção numa zona mais abrangente. O efeito assemelha-se ao Gua Sha, que também combate a estagnação sanguínea.
No método das ventosas, a pele fica marcada, nas zonas pressionadas pelo rebordo do copo e nas áreas de deslizamento. Mas não precisa se preocupar, pois é assim mesmo e o alívio das dores é visível!
Na verdade, embora as zonas marcadas pareçam dolorosas não são.
As marcas na pele causadas pelo bordo do copo desaparecem depressa. As áreas mais escuras podem levar alguns dias até desaparecer. O paciente tem uma sensação de calor na região de tratamento, uma vez que o calor e o sangue são puxados para a superfície.
O tratamento das ventosas pode ser independente ou combinado com outras práticas de Medicina Chinesa.
Moxabustão
Dentro da temática abrangente que é a Medicina Tradicional Chinesa existem vários processos terapêuticos desenvolvidos de modo a dar respostas específicas a cada problema de saúde.
A moxabustão é um desses processos, que embora pouco conhecido no Ocidente é muito reconhecido no Oriente como um dos mais eficazes para curar as ditas doenças frias, lentas ou crônicas, em pessoas de constituição fraca, pouco enérgicas, friorentas ou com pouca resistência ao frio. Ou seja, pessoas com excesso de energia Yin.
A característica que particulariza a moxabustão é a utilização de rolos de Artemísia prensada, que se acendem como o incenso e se aproximam a 2/3 cm de pontos energéticos localizados nos Meridianos da Acupuntura.
O calor penetra na pele uniformemente. Passado cerca de 30 segundos, o calor começa a incomodar. Afasta-se a moxa durante alguns segundos e repete-se a operação até que a pele fique vermelha. Variantes desta apresentação em rolo são pequenos cones à base de Artemísia ou mesmo bolas minúsculas colocadas nas agulhas de Acupuntura.
Embora as MOXA sejam especialmente indicadas para a cura das doenças frias, os indivíduos Yang, com doenças quentes (dores agudas, febre, rubor, excitação) também podem ser tratados com este método. Contudo, a recuperação não é tão acentuada e requer um maior controlo por parte do terapeuta.
Um das grandes conquistas conseguidas com a Moxabustão é o tratamento do reumatismo crônico. Tanto as pessoas do tipo Yin como do tipo Yang notam grande alívio nos sintomas de dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário