domingo, 14 de agosto de 2016

Elemento Terra: Orgãos correspondentes:Barço,Pancreas e Estômago; Cuidados para equilibrar e proteger:


Elemento terra:
Órgãos: Baço Pâncreas e Estomago, cuidaos para equilibrar e proteger.
        O elemento  Terra é o chão que precisamos e dela vêm a força, a base, o sustento de nossas principais referências: É em Terra que a energia vital passa por uma fase de estabilidade, de centralização, antes de voltar ao movimento. Em nós terra é o centro de corpo: timo, estômago, pâncreas e baço, umbigo, é o centro da atividade mental das  ideias e opiniões. É ela que nos dar a capacidade de reflexão a carne que nos reveste assim como os ossos e músculos, que nos dá a identidade corporal. Terra em harmonia faz a pessoa ficar em paz consigo mesma e sentir-se em casa sempre.  Pois para o ser só existe uma única casa, o corpo e a mente.
Tudo o que está envolvido com o alimento é relacionado à terra. A voz, o sorriso e os beijos são impulsos de terra. A racionalidade também é terra, uma pessoa racional, crítica, exigente consigo mesmo e com os outros, que chega a estabelecer método de controle e padrões de comportamento, certamente conta com uma forte influência de terra, e se o raciocínio se transforma em paranoia, a uma exigência, a crítica o julgamento, pode  está havendo desequilíbrio.Se a capacidade de reflexão muda para ideia fixa, se o comportamento torna-se obsessivo,se há uma necessidade  de ser simpática excessivamente, que se traduza em desagradável solicitude, também é sintoma, assim como um modo de conversa em que a pessoa está sempre falando de si mesma, querendo ser o centro das atenções. Isso pode  ser um indicio de que os seus ciclos estão desregulados.
Exe.: Os ciclos de comer, dormir, menstruar, ir ao banheiro; pode ser que esteja com excesso de peso, pode ser que tenha uma tendência pela cor amarela, ou então a sensação de ódio mortal sem um motivo aparente.

Alimentos para o fortalecimento do elemento Terra:
o sabor doce tonifica a energia do baço, o amargo dispersa a energia do baço, o salgado  e o amargo harmonizam a energia do baço. O doce tonifica a forma do baço: ácido o excesso de doce, amargo e do salgado dispersa forma.


Ou seja, um pouco de doce ajuda: mas bom mesmo para terra é um tanto de sal e outro de amargo. O ponto fraco de terra é a boca, quando eleito o doce. Se você abusar, herói corre o risco de ficar mesquinho, rígido, recalcado, pode acentuar sua insegurança e passividade, engordar ou emagrecer , criar desequilíbrio nos ciclos ligados á reprodução . Um dos sinais de desequilíbrio em terra é a presença de depressão, melancolia, falta de vitalidade. ideia fixa. Edema, sobretudo nas pernas, indica que a energia dos rins pode estar bloqueada; nesse caso há uma forte propensão para ataques de mau humor e dificuldade em se relacionar, por que os rins não estarão nutrindo o fígado direito. Circulação deficiente nas extremidades, caracterizada por dormência, também pode ser um sintoma, problemas respiratórios ou intestinais, rins fracos e fígado saturado criam uma situação circular de mal-estar, raiva, ressentimento e exigência que por sua vez impede o bom funcionamento do coração, dos ouvidos, da língua e dos sentimentos.
O Zinco é o mineral cuja carência costuma criar graves problemas para terra, a começar pela fome de doces, sem zinco a saliva não produz (gustina), uma substância essencial ao paladar, e isso pode causar uma grande insatisfação com a comida, a carência de zinco aparece mais em pessoas que deixam de comer carne ou passaram a comer fibra vegetal em excesso . Sobretudo adicionada em forma de fibra de trigo. Acima de uma colher de sopa por dia esse consumo pode impedir a assimilação de micronutrientes como cálcio , zinco e outros.(não confundir a fibra de trigo com os farelos de trigo e arroz, que têm fibra e mais uma série de nutrientes essenciais , inclusive zinco, mas mesmo estes não devem superar uma das duas colheres se sopa por dia.)
 Algumas fontes de zinco: Ostras, fígado, carne, frango, peixe, tufo, queijo, tipo cheddar, sementes, nozes, lentilhas, feijão, pão, e cereais integrais, ovos.
Alguns sintomas de carência: Manchas brancas nas unhas. O outro mineral de terra é o manganês, presente em cereais integrais (especialmente no arroz), farelo de arroz e de trigo, gema de ovo, nozes, semente, vegetais verdes e temperos.
Outra forma de acrescentar micronutrientes á comida, são os temperos, Como: loro, coentro, açafrão (aquele indiano), açafroa ( o falso açafrão, uma flor amarela), caril( rizoma da família do gengibre que também se chama açafrão, hortelã , cominho, alecrim, tomilho, loro, sálvia, manjericão,alfavaca, endro, cravo, canela, cardamomo, etc. O tomilho contém cem vezes mais cromo do que a carne e quatrocentas vezes mais manganês.

O que dá sabor forte aos temperos é justamente a concentração desses sais minerais e sua predominância não é doce é insípida.
Terra precisa também dos carboidratos complexos fornecidos por cereais, feijão, tubérculos, raízes, bulbos, frutas, enfim: uma alimentação farta e variada. Cebola, abóbora, nabo, beterraba, maxixe, inhame e outros vegetais redondos favorecem terra, também uma pequena quantidade de queijos, frescos ou amarelos, e de iogurte ou calhada. Seu cereal é o painço, entre as frutas: maçã, mamão, laranja-lima e outros, sempre bem mastigadas, não em suco, refresco de limão e maracujá, seus chás: a camomila, a erva-doce, erva-cidreira, o capim-limão: chá de grãos de cevada torrada. Seu adoçante, de preferência, é a maltose (açúcar feito da germinação da cevada).
Comer com moderação é fundamental, porque terra tende a se equilibrar com uma boa mastigação.
O contato com a terra é fundamental para manter a sintonia: Ativar a oxigenação e a circulação do sangue através de exercícios também é muito importante para terra: caminhar em ritmo acelerado durante quarenta minutos, pela manhã e a tarde, costuma produzir ótimos efeitos sobre todo o sistema.                                                                                                                                                                                          
A cor amarela e laranja são as cores de terra.
As ideias e opiniões são a qualidade latente no baço-pâncreas, ou seja, o modo pessoal e intransferível de pensar as coisas, expressar o ponto de vista, é fundamental para o equilíbrio do elemento Terra.

Livros indicados para uma consulta mais abrangente:
O Manual do Herói.
O Imperador Amarelo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário