quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Elemento Madeira: Órgãos correspondentes: Fígado e Vesícula: Cuidados para equilibrar e proteger:

O elemento Madeira:                 
Orgãos: Fígado e Vesícula Bilar, Cuidados para equilibrar e proteger.           
           
             Este é o setor onde a energia vital sobe. Cresce, e ocupa espaço, procura abrir caminho para obter um lugar ao sol. Como uma Arvore que brota na primavera. Madeira fluindo dentro de nós proporciona flexibilidade aos músculos e ás articulações, de modo que nossa postura seja ereta e possamos nos mover com firmeza. Nós firmamos os pés na Terra, matemos a postura ereta e crescemos durante a vida.          
Qualquer problema ligado a membros, músculos e articulações mostra desequilíbrio em Madeira, Indo de uma simples dor nas costas, até um problema mais sério de coluna.
Os olhos são extremamente sensíveis ao estado do Fígado e da vesícula, portanto do problema do processo Madeira. Quando ingerimos muito álcool o branco dos olhos fica vermelho, sinal de fígado congestionado, a ação da maconha também deixa os olhos vermelhos, porque seu princípio ativo intoxica o fígado. A icterícia e a hepatite, em que há um derrame de bile, aparecem no amarelo dos olhos. Terçóis e pequenas espinhas nas pálpebras indicam sobrecarga na vesícula. Olhos coçando, irritados, visão turva, dificuldade de suportar a luz; e até mesmo anomalias óticas, como miopia, hipermetropia e especialmente vista cansada, refletem desgaste em Madeira.  Do ponto de vista filosófico, a visão interior também é resposta de Madeira na qual inclui: planejamento, e criação.
 Dificuldades de planejar, impaciência e irritação mostram que o fígado e a vesícula não estão exatamente em bom estado.  Junto com os olhos vêm as lágrimas, que são a secreção fluido de Madeira.        
Lágrimas contidas, lágrimas demais, desencanto com a vida, descrença na própria capacidade de crescimento. Pode significar desarmonia em Madeira. Assim como sensibilidade a cor verde, ou apego exagerado a mesma cor. Geralmente nestes casos as pessoas apresentam um semblante pálido, ou esverdeado, tem  a voz gritante e sente raiva com frequência, ou se irrita com frequência, alardeando as suas frustrações e sofre de cansaços prolongados, incluindo ou não dificuldade em manter relações sexuais, que têm crises de  enxaqueca constantemente, inflamações nos tendões, rompimentos dos  ligamentos, costas curvadas, ombros contraídos, que sentem pânico, tem dificuldade de julgamento e decisão, tem desordem de pensamentos e emoções. Que sua transpiração tem odores fortes, rançoso. Pode indicar um grande desequilíbrio em Madeira.    

Cuidados com a alimentação:
        
           O sabor picante tonifica a energia do fígado.                                                     
O sabor ácido, dispersa a energia do fígado, o sabor doce harmoniza a energia do fígado.
Madeira: Olhos, músculos, paciência, etc. Isso quer dizer que um pouco de sabor ácido é bom para o fígado, um pouco de sabor picante, e o sabor doce também.                                   
Porem o excesso de  ácido e do picante não são adequados. O excesso ou a falta de sabor ácido podem atrapalhar o fígado, a vesícula e ainda a geração de energia para o coração, comprometendo assim os sentimentos, que interfere em Terra e no sentido de centra mento de Terra. Permitindo o domínio de Metal. E assim poderão surgir sentimentos depressivos.        
Os problemas mais comuns em Madeira vêm de Metal. Como a bebida alcoólica, que prejudica o fígado.
Para proteger o fígado e a vesícula biliar através da alimentação é preciso comer coisas de natureza morna e movimento ascendente, como os brotos e as folhas verdes miúdas de salsa, coentro, cebolinha, manjericão, alho-poró e alcachofra. Esses brotos e folhas miúdas atraem e eliminam as toxinas do fígado. Algas marinhas, que também desintoxicam e são ricas em minerais, assim como, beterraba crua, ralada, maxixe que limpa; legumes cozidos no vapor, mingau de aveia  (De preferência com água nunca com leite) temperados com gessal, sopa de cevadinha com cebola e aipo (salsão), pão ou biscoito de trigo integral; chá de dente de leão, chá de boldo, chá de picão, e alcachofra. Adquirir o habito de temperar saladas com limão. Tomar caldo de algas, e sempre usar molho de soja orgânico em vez de sal, consumir iogurte ou coalhada caseiros. Evitar as gorduras e comidas fritas ou preparadas com muito óleo. Evitar o excesso de proteínas animal, como carne e ovos. Em gera as proteínas animais não devem exceder dez a vinte por cento da refeição, num limite de setecentos e cinquenta gramas por semana.  Como suplementos devem ser utilizados extrato de alcachofra, quinoa, Gérmen de trigo, levedo de cerveja. Comer fígado relaxa o fígado. Geralmente o fígado vem com as toxinas do animal, assim se for comido em pequena quantidade amplia á capacidade do nosso próprio fígado de se livrar das toxinas ao seu redor, por falta das mesmas, as nossas próprias toxinas continuarão soltas pelo nosso sangue.                                                                                                                                                                                               
Benefícios com o equilíbrio do elemento Madeira:
Madeira em harmonia garante a capacidade de coordenação e controle em situações críticas, não deixando você entrar em pânico, desmaiar. Evita desorientação, desânimo diante os surtos de desordem motora.

Livros indicados para uma consulta mais abrangente:
O Manual do Herói.
O Imperador Amarelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário