sábado, 12 de outubro de 2013

Teoria dos cinco elementos:


















Os cinco elementos:                                               
            Ao mesmo tempo em que a teoria do Yin-Yang, a teoria dos cinco elementos constitui a base da Medicina Tradicional Chinesa.                                                       
O termo “cinco elementos” tem sido utilizado pela maioria dos médicos ocidentais que praticam a medicina Chinesa.                                
            Os cinco elementos, são os cinco processos básico, as qualidades, as fases de um ciclo ou a capacidade inerente de modificação de um fenômeno.
Aplicada à Medicina Chinesa através de todo o seu desenvolvimento histórico, sua popularidade cresceu e diminuiu através dos Séculos.                                                                                  
Durante o período de guerra dos Estados, ela se tornou imensamente popular e foi aplicada na Medicina, astrologia, ciências naturais, calendário, música e mesmo na política. 
A sua popularidade foi tanta que a maior parte dos fenômenos foi classificada em cinco partes.  No entanto, logo apareceu a crítica: No inicio do século um, quando o grande filósofo cético Wang Chong (27-97 d.C) criticou a teoria dos cinco elementos como muito rígida para interpretar todos os fenômenos da natureza. 
A partir da dinastia Han, a influência da teoria dos cinco elementos começou a diminuir.                              
Então já na dinastia Song (960-279) A teoria dos cinco elementos voltou a recuperar a sua popularidade e foi sistematicamente aplicada no diagnóstico, na sintomatologia e no tratamento na Medicina Chinesa. 
A partir da dinastia Ming, a influência da teoria dos cinco elementos decresceu novamente, uma vez que a Medicina Chinesa foi dominada pelos estudos das patologias infecciosas do calor exterior para diagnóstico e tratamentos, nos quais a identificação do padrão de acordo com os quatro níveis e o triplo Aquecedor foram utilizados.
 A teoria dos cinco elementos foi desenvolvida pela mesma escola filosófica que desenvolveu a teoria do Yin-Yang: A escola do Yin- Yang, muitas vezes chamada de escola naturalista. 
O expoente principal desta escola foi Zou Yan (350-270 a. C).   Inicialmente a teoria dos cinco elementos tinha implicações políticas,  tanto quanto naturalista.  Os filósofos desta escola eram muito estimados e talvez, até temidos, pelos antigos soberanos Chineses, pois eles davam a entender que eram capazes de interpretar a natureza sob a ótica do Yin-Yang.                                                          
 Se um determinado soberano foi associado com um determinado elemento, cada cerimonial tinha que se ajustar à cor do determinado elemento, estação etc.                                            
“A dinastia Xi dominada pela virtude da Madeira.”                                                
“A dinastia Shang dominada pela virtude do Metal”.                                              
 “A dinastia Zhou dominada pela virtude do Fogo.”                                                    
Quando alguma nova dinastia está para se formar, o Céu exibe sinais propícios para as pessoas. 
 Durante a ascensão da Dinastia Huang Ti (O Imperador Amarelo), vermes e formigas grandes aparecerão.  “Isto indicava que o elemento Terra está em ascensão; então a cor deve ser amarela, os negócios deveriam estar identificados de acordo com os sinais da Terra”. 
Durante a ascensão de “Isto é uma indicação de que o elemento Madeira está em ascensão, então nossa cor deve ser verde e nossos negócios devem estar identificados de acordo com os sinais da Madeira”.
Livros indicados para uma consulta mais abrangente:
O Manual do Herói.
O Imperador Amarelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário